O que a Itália pode fazer com você - Manu Mondi

O que a Itália pode fazer com você

Manu Mondi

Image description

Fomos morar na Itália para reconhecer a nossa cidadania Italia, mas além disso, tínhamos outro objetivo:

Ir de cabeça aberta para absorver e aprender o máximo da cultura italiana. Conhecer a forma como eles vivem, para termos certos choques de realidade e consequentemente, evoluir e amadurecer;

É claro que voltamos com muita coisa para contar. Ainda vou criar outros posts para o blog e vídeos para o Youtube contando tudo sobre os italianos, a cultura deles e as coisas que mais nos deixam realmente CHOCADOS e nos fizeram questionar muita coisa sobre a forma como nós levávamos a nossa vida.

Viver em outro país, ter poucas pessoas ou quase ninguém para te ajudar em alguma emergência, ter que se virar sozinho em um lugar que você nem sabe se comunicar fluentemente. Apesar dessas e outras coisas que te tiram completamente da zona de conforto, tem um lado muito mágico, que é conhecer o mundo, tantas outras culturas diferentes da sua e ver que o mundo é muito maior do que você imaginava.

Sua cabeça naturalmente se expande e você enxerga tudo sobre uma nova perspectiva. Você percebe que tudo aquilo que você acreditava como certo, pode não ser em outro lugar. 

Quais foram as principais coisas que mudaram na nossa vida, no nosso comportamento e nas nossas decisões, com o tempo que moramos na Itália e com esse retorno?

É isso que eu vou te contar agora mesmo, se quiser continuar lendo ou aqui abaixo no vídeo do youtube:

Tempo de qualidade com a Família

O distanciamento e a saudade vão te ensinar muitas coisas. Com o que vale a pena se importar, o que deixar de lado, a verdadeira diferença entre amor e apego.

Sabe aquelas “tretinhas” que toda família tem? Discussões em grupos de WhatsApp, a minha opinião é diferente do primo ou da prima? Aquelas coisas que sempre te irritam neles?

Isso tudo, deixou de ocupar um espaço na minha vida. As tretas ainda rolam no WhatsApp, mas eu simplesmente ignoro e não me irrito nenhum pouco por eles pensarem, viverem e agirem diferente daquilo que eu acho certo.

Você percebe com todas as letras que ninguém está certo ou errado, que tudo é apenas um ponto de vista.

Você começa a perceber a importância dos momentos com a sua família, os momentos de qualidade. E nenhuma besteira mais vai atrapalhar isso, seu ego não toma mais conta de você, e você deixa todo mundo ser como é e ama eles bem do jeitinho que são.

Você percebe que o mundo é tão grande, que a vida é curta demais para não focar no lado bom das pessoas e não aproveitar esses momentos de qualidade.

Não existe um país melhor que o outro

Geralmente os Brasileiros vão para a Itália com aquela síndrome do vira-lata, onde tudo no Brasil é pior que na Europa.

Daí você chega lá e os italianos ficam curiosissimos, para saber mais sobre você e seu país. Afinal você veio de tão longe, o Brasil é tão lindo e as pessoas tão felizes e é claro, você leva um choque de realidade.

Aliás, na Europa existe até um restaurante inspirado no Brasil, que os italianos amam! Clique aqui para conhecer o Temakinho

Com o passar dos dias você percebe o quanto a Itália é maravilhosa e como certas coisas funcionam lá, diferente no Brasil. Mas também como tem coisas no Brasil que funcionam melhor ou mais rápido do que na Itália. É aí que a sua balança começa a equilibrar.

É por isso que voltei admirando mais o Brasil. Ontem eu falava mal e hoje eu acho muito feio ver um brasileiro desdenhando tanto do seu país que tem tantas qualidades.

Acho que essa pauta está merecendo um post completo de tudo o que eu descobri (no meu ponto de vista) que é melhor no Brasil do que na Itália. O que acha? Deixe aqui seu comentário.

Você volta cheio de coragem

Depois de tanta incerteza, tantos perrengues morando em outro país pela primeira vez e ainda assim, voltar com todos os seus objetivos conquistados você percebe o quanto você é capaz de realizar coisas grandes.

Mas cuidado! Não vá para a Itália se não quiser voltar e revolucionar a sua vida.

Lá ficou muito claro o que eu quero para a minha vida. Ficou claro, que a vida é muito curta para ser pacata demais. Que seus projetos de longo prazo devem ser realizados agora, você é capaz, se joga e faz acontecer.

Eu e mozão voltamos e em menos de 2 meses tomamos uma decisão muito importante e arriscada na nossa vida (que logo logo eu contarei mais pra vocês). Decidimos e movemos os pauzinhos para acontecer.

Não dá para viver sem viajar

Quanto mais você viaja e conhece o mundo, mais você descobre que tem mais para viver e conhecer.

Você se apaixona pelas diferentes experiências e principalmente pela pessoa que você se torna, nos sentimentos que você sente estando lá.

É por isso, que não tem como passar mais de um ano sem fazer uma viagem imersível, de pelo menos 3 meses, dessas de conhecer a cultura a fundo, de tentar falar a língua, não dessas versões “turistando” que você vai e volta a mesma pessoa com umas fotos ou outras a mais.

É bom demais ter o seu cantinho para voltar

Aprendi com o italiano que casa é o de menos, que é apenas um lugar onde você volta no final do dia para dormir, afinal a vida se vive mesmo do lado de fora. De fato isso é uma verdade na Itália, afinal as cidades lá são tão lindas, organizadas e o que eu mais adoro: todas combinando!

Já aqui no Brasil a nossa realidade é outra, nem tudo é tão padrãozinho e a sua segurança para andar na rua não é como a de lá.

Viajar também te faz pular de hospedagem em hospedagem, umas boas, outras nem tanto. Acho que é por isso que eu voltei querendo muito um cantinho muito meu para voltar.

Na minha mente o plano é o seguinte: Viajar, conhecer o mundo, durante uns 3 meses, voltar pra minha casa (linda, perfeita, confortável, ensolarada) descansar e planejar a próxima viagem por mais uns 3 meses. Esses dois contrastes que, na minha cabeça, parecem perfeitos.

Antes de morar na Itália, mesmo sonhando com a ideia de ter uma casa, eu achava que ela poderia me prender, como se eu criasse raízes ou como se os carpetes tivessem mãos e me segurassem. Mas percebi que isso era nóia da minha cabeça limitada de ter que escolher uma coisa ou outra. 

Lembra que eu falei que uma experiência imersiva te dá coragem e expande? Percebi que ou posso sim realizar as 2 coisas.

Além do mais, essa casa poderia ser uma fonte de renda enquanto estamos fazendo uma experiência em outro país. Não um aluguel que eu tenho que manter sem estar utilizando.

Tivemos que ir direto para dieta

In Italia si mangia bene, si! O problema é que se você não faz musculação, seus músculos vão todos para o limbo e a sua saúde vira um desastre.

Aí o que adianta você viajar para os Alpes Italianos e não aguentar subir a montanha? Um fato é: o seu corpo precisa dar conta, ele não pode te limitar.

Por isso, voltamos investindo na saúde mais do que nunca. Alimentação correta e exercício físico, isso para uma pessoa com uma personalidade sedentária é um desafio hein, mas tô conseguindo.

A Itália pode provocar muitas mudanças e quando você voltar, se você tiver ido mesmo de cabeça acerta, poderá voltar outra pessoa. Uma pessoa muito melhor!

Espero que as minhas transformações te inspirem a sair de casa e voltar cheio de coisas a realizar. Porque você pode.

Você gostou desse conteúdo?

Posts relacionados